Benjoim

Relaxante e Sedativo: Se por um lado possui ação estimulante e anti-depressiva, por outro lado, é relaxante e sedativo. Alivia a ansiedade, a tensão, o nervosismo e o stress. Funciona como regulador do sistema nervoso. É por isso que, em casos de depressão, dá uma sensação de bom humor e em casos de ansiedade e stress, causa relaxamento.
Anti-séptico e Desinfetante: Possui propriedades germicidas, bactericidas, fungicidas e anti-virais muito eficazes. A medida em que o seu fumo se espalha na queima, a área fica desinfetada. Quando aplicado externamente em feridas, impede a putrefação dos tecidos lesionados.
Diurético: Tem propriedades diuréticas, auxiliando a remoção de substâncias tóxicas do organismo através da urina. A micção também ajuda na redução da pressão arterial, remove o inchaço causado por retenção de líquidos e a melhora a digestão.
Carminativo e Anti-flatulento: O óleo de Benjoim tem propriedades carminativas e anti-flatulentes. Ele ajuda na remoção de gases do estômago e dos intestinos e alivia a inflação dos intestinos. Isto é devido aos seus efeitos relaxantes. Também relaxa a tensão muscular na região abdominal e ajuda a passar os gases para fora. Isso, ajuda na digestão e melhora o apetite.
Desodorizante: Por ser rico em aroma, é amplamente utilizado como desodorizante para a casa e para o corpo. Misturado com a água do banho e nos óleos de massagem e aplicado sobre o corpo, remove os maus odores e os germes causadores. Reza a lenda que no passado as mulheres, em algumas partes do mundo utilizavam-no para defumar os seus cabelos tornando-os perfumados.
Adstringente: Tem propriedades adstringentes que tonificam os músculos e a pele. Pode ser misturado com água e usado como um anti-séptico bucal. Auxilia também na redução de rugas na pele.
Expectorante: Possui ação expectorante, auxiliando no tratamento da tosse através da atuação benéfica no sistema respiratório. Alivia a congestão nasal. As suas propriedades tranquilizantes ajudam a relaxar e a induzir o sono em pacientes que não conseguem dormir devido a tosse e resfriado. Devido a esta propriedade, ele também é usado em bálsamos, cremes e vaporizadores.
Anti-inflamatório: Sua ação anti-inflamatória auxilia no tratamento de inflamações em casos de varíola, sarampo e erupções cutâneas. Atua no alívio de inflamações do sistema digestivo causada pela ingestão de comida picante em excesso.
Anti-reumático e Anti-artrítico: Quando utilizado na forma de óleo, estas são duas das propriedades mais utilizadas. Aplicado externamente, revela-se bom em casos de reumatismo e artrite , devido à rápida absorção do componente benzílico através dos poros da pele. Por isso é utilizado na elaboração de diversos bálsamos anti-artríticos.
Outros Benefícios: Previne e cura rachaduras da pele, feridas e estimula a secreção de enzimas e hormônios como a insulina a partir das glândulas endócrinas, diminuindo assim o nível de açúcar no sangue e atua na regulação de outras funções metabólicas.
Contra indicações: O benzeno e os seus derivados, apesar de serem altamente aromáticos, são tóxicos por natureza. Assim, a ingestão ou inalação em quantidade excessiva pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça e falta de oxigênio no sangue. Logo, o uso exagerado deve ser evitado.
Benjoim
*IMPORTANTE: As informações aqui apresentadas tem objetivo de divulgar esta cultura popular, não dispensa, em hipótese alguma, orientações médicas.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s