Arruda

Da família das Rutáceas, é também conhecida como arruda-fedida, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte.
Cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas.
Apresenta haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas.
A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo. Também possui efeitos abortivos.
Suas folhas são utilizadas como chá com fins calmantes. Na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó, combate os piolhos.
Pode ser usada para fortalecer vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Como inseticida combate piolhos, pulgas e sarna. Ajuda no tratamento de dores reumáticas, dor de cabeça e úlceras.
Uma crença popular de raiz africana, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantida no ambiente, para espantar maus espíritos. Na antiga Grécia, era usada para afastar doenças contagiosas. Os escravos africanos usavam-na contra mau-olhado. Há ainda informações sobre seu uso pela igreja,  para espargir água-benta nos fiéis no início da era cristã.
Na antiga Roma a arruda (ou alguma das espécies do gênero Ruta) era usada como tempero para carnes.
Propriedades da arruda
As propriedades da arruda incluem sua ação analgésica, antiasmática, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífuga, vermifuga e fortificante.
Efeitos colaterais da arruda
Os efeitos colaterais da arruda incluem tremores, gastroenterites, convulsões, vômito, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.
Contraindicações da arruda
Por possuir ação abortiva, a arruda é contraindicada a gestantes.
Durante a gravidez, a arruda tem efeito especial sobre o útero: ela congestiona este órgão, estimula dores musculares, provoca-lhes a contração, ocasiona uma hemorragia grave, às vezes o aborto e a morte.
Arruda
*IMPORTANTE: As informações aqui apresentadas tem objetivo de divulgar esta cultura popular, não dispensa, em hipótese alguma, orientações médicas.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s