Alfazema

De origem mediterrânea, essa erva está sempre associada à limpeza. Antigamente, os romanos a utilizava em seus banhos. Também conhecida como lavanda, seu óleo essencial possui muitas aplicações terapêuticas.

Quando inalada alivia a exaustão, insônia, irritabilidade e depressão. Foi muito utilizada por mulheres em travesseiros, cujo odor as auxiliava na recuperação dos desmaios provocados pelo uso de corpetes apertados.

Duas plantas aparentadas chamadas spica e (L. latifolia) e lavandin (L. intermedia) são produzidas em maior quantidade, mas seu aroma é mais áspero, com mais presença de cânfora, e suas qualidades curativas são inferiores, embora elas ainda sejam úteis como desinfetantes. Menos dispendiosas na produção, elas em geral são vendidas como lavanda.

Propriedades terapêuticas da alfazema: anti-séptica, estimulante da circulação, alivia espasmos musculares e cãibra.

O uso da alfazema é considerado seguro e amplamente utilizado em óleos terapêuticos. Auxilia no tratamento de dores musculares, dores de cabeça e inflamações. Seu óleo é um poderoso anti-séptico e auxilia no tratamento de diversas infecções pulmonares, respiratórias, vaginais e especialmente candidíases.

A alfazema é adequada para todos os tipos de pele e supostamente age como regeneradora de células. É usada em cicatrizações e no tratamento de estrias diversas.

Pode ser utilizada em queimaduras, feridas, lesões de pele e infecções cutâneas. A lavanda também é usada para indigestão e cólicas, e estimula a imunidade. Pesquisadores da aromaterapia afirmam a efetividade no relaxamento das ondas cerebrais e redução do estresse.

*IMPORTANTE: As informações aqui apresentadas tem objetivo de divulgar esta cultura popular, não dispensa, em hipótese alguma, orientações médicas.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s