Orixás na Umbanda, Oxalá

Orixá Oxalá – Trono da Fé

 

Na umbanda, Oxalá é o orixá mais alto da escala hierárquica e tem como exemplo o próprio divino mestre Jesus . Pai Oxalá é a própria Umbanda e nos pontos riscados e é representado por uma estrela de cinco pontas.Ele é a luz que equilibra a todos nós e atua no Ritual de Umbanda como o maior dos orixás, pois está em tudo e em todas as outras divindades, com sua propriedade magnetizadora e desmagnetizados. Seu poder não tem lugar para se manifestar, pois todos os lugares são seus . Pai Oxalá é o regente do Infinito  , e do nosso planeta e comanda a força que congrega as pessoas em um único ideal .
O campo preferencial de atuação de Pai Oxalá é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade. Fé eis o que melhor defini o orixá Oxalá.
As qualidades de Pai Oxalá são, todas elas, mistérios de Fé. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras. Esse alcance ultrapassa culto dos orixás,pois a religiosidade é comum a todos os seres pensantes do universo. A fé é uma qualidade Divina, pois tudo tem de ter por principio a fé em Deus e na sua Divindade Criadora e geradora.Oxalá é luz , vida e fé .
O que pensamos e fazemos importa muito a Pai Oxalá, pois a ele todos teremos de prestar contas a Lei, ele é a própria lei em execução , pois é senhor do infinito onde tudo existe.
Oxalá é respeitado por todos como o principal orixá , pois sem a Fé , não existiria a crença em Deus e nada ou nenhum ato seria realizado pois a fé é o principio de existência , sem se acreditar nada existiria ou faria sentido.
A maior qualidade de nosso Pai Oxalá é a simplicidade e o que ele mais exige dos seres é a humildade.A melhor forma de nos apresentarmos perante a ele é portanto pelo desenvolvimento da bondade, simplicidade,pureza e humildade.
Os atributos de Oxalá são cristalinos, pois é  através da essência cristalina que suas irradiações nos chegam, imantando-nos e despertando em nosso íntimos os virtuosos sentimentos de fé . Oxalá é a fé abrasadora , é o Pai amoroso que fortalece nosso intimo e nos conduz ao encontro com o Divino criador Olorum (Deus criador de tudo o que existe).

Data Comemorativa: 25 de Dezembro

Cor: Branco, Dourado e Translúcido

Pontos de força: Praias desertas, colinas descampadas, campos, parques, bosques, montanhas, mirantes; qualquer lugar limpo e agradável.

Símbolos: Estrela de cinco pontas, Cruz e a Pomba Branca da Paz.

Ervas: Açoita Cavalo, Orégano, Alfazema, Levante, Manjericão, Laranjeira, Sândalo, Gengibre e Agrião.

Flores: Rosas Brancas, Lírio Branco, Palma Branca, Girassol, Jasmim e Lágrima de Cristo.

Frutas: Uvas Verdes, Coco Seco, Pera, Maçã Verde, Damasco, Goiaba Branca, Pêssego, frutas de polpa branca.

Bebidas: Água Mineral, Água de Coco, Vinho Branco Doce.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s